quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ARQUITETURA DOS CENTROS COMERCIAIS NO BRASIL MODERNO(1960-1980) E CONTEMPORANEO( 1990-2010). Por Marcelo Barros

QUADRO TEÓRICO:

1- SURGIMENTO DOS MERCADOS PUBLICOS NO BRASIL MODERNO(1960-1970), a experiencia em Sao Paulo.

Uma adesão a Modernidade por parte dos arquitetos na concepção e construção de edificios cujos usos se voltam para a venda de produtos alimenticios.

Exemplo, o  Mercado dos Pinheiros.

Avanço nas tecnicas construtivas, na engenharia civil e na formataçao de uma linguagem utilizando os domus como elementos de iluminação natural.


2 - CENTROS COMERCIAIS NOS ESPAÇOS PUBLICOS DAS ÁREAS CENTRAIS.

Com a urbanizaçao e a expansão do capital industrial ocorreu um enorme avanço do mercado informal ocupando o territorio da região central das cidades no Brasil, apontam para o surgimento de novos centros, voltados para o publico de baixa renda.

3 - RESTAURANTES POPULARES.



História e evolução dos restaurantes no contexto de politicas públicas, inserção da inclusao social no espaço da cidade. Como programa de governo os arquitetos se propoem a conceber o espaço voltado para atender as carencias da sociedade no setor alimenticio.


QUADRO METODOLOGICO : ESTUDO DE CASO DE CENTROS INTEGRADOS PARA O COMÉRCIO NO BRASIL.

1. O SURGIMENTO DOS SHOPPING CENTER IGUATEMI( 1965) São Paulo, Faria Lima.

SHOPPING CENTER IGUATEMI ( 1985) Fortaleza, Edson Queiroz.

2. REVITALIZAÇÃO DA FEIRA PUBLICA DE RECIFE.

3. MERCADO SÃO SEBASTIÃO. Fortaleza.

4. REQUALIFICAÇÃO DAS ÁREAS CENTRAIS.Ministerio das Cidade. Governo Estadual. Prefeitura Municipal . As experiencias exitosas em Fortaleza, Ce. 2010

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