quarta-feira, 8 de setembro de 2010

LINA BO BARDI MASP

“ Devemos recomeçar do começo , da letra A, para organizar uma vida feliz para todos. Nós nos propomos criar em cada homem e em cada mulher a consciencia daquilo que é a casa, a cidade. Fazer com que todos conheçam os problemas da reconstrução, para que todos, e não apenas os técnicos nela colaborem.”


Lina Bo Bardi, 1946.

O fim do Museu é o de formar uma atmosfera, uma conduta apta a criar ao visitante a forma mental adaptada à compreensão do obra de arte, e nesse sentido não se faz distinção entre uma obra de arte antiga e uma obra de arte moderna.


Trata se de uma excentricidade, “uma frescura arquitetonica” pois no terreno estava o Belvedere Trianon, e aquela vista deveria ficar para sempre.


O criterio do projeto foi a flexibilidade, a possibilidade de transformação do ambiente, unida à estreita economia que é o propria de nosso tempo.

Uma arquitetura simples que pudesse comunicar de imediato com aquilo que, no passado , se chamou de “momumento”.

Na descrição sobre os critérios adotados como proposta da execução da obra do MASP, defendeu a simplicidade no uso dos materiais, e no conhecimento que na epoca haviamos no uso do concreto. " O edificio de setenta metros de luz, cinco metros de balanço de cada lado, oito metros de pé direito livre de qualquer coluna, esta apoiado em quatro pilares, ligados por duas vigas de concreto protendido na cobertura, e duas grandes vigas centrais para sustentação do andar que abrigará a pinacoteca do Museu. ".


a arte e a expressão de uma artista moderna encontra se nos seus desenhos sua maior expressão , onde a representaçao se contitui como os sentidos de seu trabalho.

a casa de vidro , 1951.

0 comentários: