sábado, 11 de setembro de 2010

Breve biografia de Borsoi.

Borsoi, Acácio Gil (1924)    
Biografia
Acácio Gil Borsoi (Rio de Janeiro RJ 1924). Arquiteto, urbanista, professor. Trabalha desde muito jovem no escritório de marcenaria do pai, Antônio Borsoi, desenhista formado peloLiceu de Artes e Ofícios de São Paulo - Laosp e autor de projetos de interiores famosos no Rio de Janeiro, como a Confeitaria Colombo, o Palácio da Guanabara e o Restaurante Assírio do Teatro Municipal. Acácio Gil forma-se arquiteto em 1949 na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil - FNA. Durante a graduação estagia no escritório de Affonso Eduardo Reidy, onde realiza o projeto do Conjunto Habitacional Pedregulho, em 1946, e as plantas de cálculo do engenheiro Joaquim Cardoso para o Teatro de Salvador, desenvolvido por Reidy e Alcides da Rocha Miranda.
Recém-formado, trabalha como auxiliar de Rocha Miranda no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Sphan, depois atua como consultor do órgão em Pernambuco por 15 anos. É convidado, por indicação de seu professor, Lucas Mayerhofer, para assumir a cadeira de pequenas composições da Escola de Belas Artes de Pernambuco, por isso muda-se para Recife em 1951. Reformula o curso de arquitetura ao lado do arquiteto português Delfim Fernandes Amorim - seu assistente na cadeira de pequenas composições -, do arquiteto Heitor Maia Neto e do representante de alunos Geraldo Gomes da Silva. Assume a cadeira de grandes composições no lugar do arquiteto italiano Mario Russo, e permanece no cargo até 1979, quando pede demissão em repúdio à intervenção militar na escola.
Em 1960 ganha bolsa de estudo do Itamaraty para realizar uma viagem à Europa com o objetivo de formular a seqüência de design no curso de arquitetura, e visita escolas e escritórios arquitetura e design na Dinamarca, Noruega, Finlândia, Inglaterra, Alemanha e Itália. Assume em 1963 a diretoria de engenharia da Liga Social contra o Mocambo, presidida pelo arquiteto Gildo Guerra no governo de Miguel Arraes, em Pernambuco. Como membro do governo, participa do Congresso Internacional de Arquitetura, realizado em Cuba nesse ano, e traz na bagagem novas tecnologias para a habitação popular e documentação sobre construção pré-moldada de uma patente checa. Pelo envolvimento com Arraes e por essa viagem, Borsoi é preso por ordem do governo militar em 1964.
A demanda de trabalho, antes restrita a Recife, se expande pelo Nordeste, Rio de Janeiro e São Paulo a partir dos anos 1960, então o arquiteto mantém filiais do escritório nessas duas cidades e em Teresina. Realiza a primeira exposição individual de sua obra na 6ª Bienal de Arquitetura, em que recebe o Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB, em 2005. No ano seguinte sua obra é exposta na mostra Acácio Borsoi - Arquitetura como Manifesto, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - Mamam, no Recife.

Notas

1 NASLAVSKY, Guilah. Arquitetura moderna em Pernambuco, 1951 - 1972As contribuições de Acácio Gil Borsoi e Delfim Fernandes Amorim. 2004. 270f. Tese (Doutorado em Estruturais Ambientais e Urbanas). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. p. 216, nota 521.

Fonte : Enciclopédia Itaú Cultural

0 comentários: